O que é a linguagem Python?
Criada no final de 1989 por Guido van Rossum no Instituto de Pesquisas Nacional para Matemática e Ciência da Computação (CWI), a linguagem de programação Python teve o objetivo de substituir a linguagem de programação ABC. Sendo capaz de tratar exceções e prover interface com o sistema operacional Amoeba através de scripts, seu principal foco era aumentar a produtividade do programador.
Você quer se tornar um programador melhor? Veja 8 dicas especiais que fizemos para você.
Tendo como base a linguagem ABC, ela possui parte da sintaxe derivada do C, compreensão de listas, funções anônimas e função map de Haskell. Os iteradores são baseados na Icon, tratamentos de exceção e módulos da Modula-3 e expressões regulares de Perl.
Atualmente é utilizada em diversas áreas, como servidores de aplicação e computação gráfica. Está disponível como linguagem de script em aplicações como OpenOffice, Blender e pode ser utilizada em procedimentos armazenados no sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL. Também é um dos componentes padrão de vários sistemas operacionais, entre eles a maioria das distribuições do Linux, AmigaOS 4, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, e OS X.
Escolhendo uma versão
A implementação oficial da linguagem atualmente é mantida pela PSF e é escrita em C. A sua versão mais recente está disponível para download no endereço: http://python.org/download.
No Windows, basta executar o instalador que você baixar pelo site. Em outros sistemas operacionais, como o Linux, geralmente já faz parte do sistema. Mas pode ser necessário compilar e instalar o interpretar a partir dos arquivos-fonte.
Devo usar a versão 2 ou 3?
Existem duas versões disponíveis para download: a versão 2 e 3. Segundo o próprio site da linguagem em uma rápida e simples explicação, a versão 2.x é ultrapassada e a 3.x é o presente e o futuro da linguagem.
A versão 3.0 foi lançada em 2008 e a versão 2 final (versão 2.7) foi lançada em meados de 2010, contendo uma declaração de finalização do suporte para essa versão. A versão 2 não terá novos lançamentos e a versão 3 está em ativo desenvolvimento e já está a bastante tempo com lançamentos estáveis.
Escolhendo uma IDE
Para quem está querendo começar, é super recomendado escolher uma IDE que melhor o atenda. Aqui no blog criamos uma lista com 5 IDEs fantásticas e gratuitas para você escolher a melhor!
Executando programas
Abaixo temos um exemplo de um programa. Nele transportes é uma lista contendo os itens carro, moto e navio. A variável transporte recebe cada um dos itens da lista a medida que o laço for é executado.
transportes = ['Carro', 'Moto', 'Navio'] for transporte in transportes : print(transporte)
Vamos supor que salvaremos um arquivo nomeado meios_transporte.py contendo o script acima e queremos executá-lo. Para isso, devemos executá-lo em um interpretador (como o Prompt de Comando do Windows, por exemplo):
python meios_transporte.py
Também pode ser executado dessa maneira:
meios_transporte.py
Com isso, será impresso no interpretador o resultado da execução do programa. Nesse exemplo:
No Windows, as extensões de arquivo .py, .pyw, .pyc e .pyo são atribuídas ao Python automaticamente. Então é só clicar no arquivo para executá-los. Os arquivos .pyw são executados com uma versão alternativa do interpretador que não abre a janela do console.
Começando a programar
Agora é a hora de começar a criar scripts mais complexos e com mais funcionalidades, de forma a atender melhor a cada situação em que eles são necessários. Veja:
Conceitos básicos
Tipos de variáveis
Funções
Módulos
Tratamento de erros (Exceptions)
Gerenciando de banco de dados MySQL
Outros artigos de Python
Aqui no blog escrevemos vários artigos que ensinamos a programar em Python. Veja alguns que consideramos os mais importantes: