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Tipos de Variáveis em Python

Hoje aprenderemos sobre como são usadas as variáveis na linguagem Python. Variáveis são utilizadas para guardar valores que serão usados em um determinado momento da execução do nosso script.

Os nomes das variáveis devem começar com um letra (sem acentuação) ou pelo caractere sublinhado (), seguido por letras (sem acentuação), dígitos ou sublinhados (). Existe diferenciação entre caracteres maiúsculos e minúsculos. Os nomes são referências que podem ser alteradas em tempo de execução.

As variáveis são criadas através da atribuição e destruídas pelo coletor de lixo (garbage collector) quando não existem mais referências à elas.

Há vários tipos simples de dados já predefinidos como texto e números (inteiros, reais, complexos, etc). Existem, também, os tipos que funcionam como coleções, sendo os principais listas, tuplas, dicionários. Esses tipos podem ser:

  • Mutáveis: Permitem que o conteúdo da variável seja alterado.
  • Imutáveis: Não permitem que o conteúdo da variável seja alterado.

Em Python, os tipos e rotinas mais comuns são implementas em forma de builtins, ou seja, eles estão sempre disponíveis em tempo de execução sem a necessidade de importar nenhuma biblioteca.

Os tipos numéricos

Em Python temos alguns tipos numéricos disponíveis na forma de builtins. Veja abaixo um exemplo:

# Inteiro (int):
numero = 27

# Real de ponto flutuante (float):
temperatura = 36.5

# Complexo (complex):
c = 50 + 32j

Além dos números inteiros, também existem os inteiros longos, que têm a sua dimensão arbitrária e são limitados pela memória disponível. Se um número inteiro convencional precisa ser convertido em número inteiro longo, o próprio interpretador converte automaticamente.

Podemos converter tipos de variáveis em outros. Veja abaixo alguns exemplos:

Convertendo um número real para um número inteiro:

int(36.5)

Convertendo um número inteiro para um número real:

float(10)

A linguagem Python disponibiliza ao programador uma série de operadores para manipular números, seja por cálculos aritméticos, operações lógicas (que testam se uma condição é verdadeira ou falsa) ou por processamento bit-a-bit (no qual os números são tratados de forma binária).

Operadores aritméticos

Veja abaixo uma lista de operadores aritméticos:

  • Soma (+).
  • Diferença (Subtração) (-).
  • Multiplicação (*)
  • Divisão (/).
    • Nesse caso. o resultado da divisão é real, mesmo que seja entre números inteiros.
  • Divisão inteira (//).
    • O resultado da divisão é truncado para inteiro imediatamente inferior, mesmo quando aplicado em números reais, porém neste caso o resultado também será real.
  • Módulo (%).
    • Retorna o resto da divisão.
  • Potência (**).
    • Pode ser utilizada para calcular a raiz através de expoentes fracionários. Por exemplo: 100*0.5.
  • Positivo (+).
  • Negativo (-).

Operadores lógicos

Veja abaixo uma lista com os operadores lógicos:

  • Maior (>).
  • Menor (<).
  • Maior ou igual (>=)
  • Menor ou igual (<=)
  • Igual (==)
  • Diferente (!=)

Operadores de processamento bit-a-bit

Veja abaixo uma lista com os operadores bit-a-bit:

  • Deslocamento para esquerda (<<).
  • Deslocamento para direita (>>).
  • E bit-a-bit (&).
  • Ou bit-a-bit (|).
  • Ou exclusivo bit-a-bit (^).
  • Inversão (~).

Funções para tipos numéricos

Além dos operadores, o programador também tem acesso a algumas funções para lidar com os tipos numéricos. Veja:

  • abs(): Retorna o valor absoluto do número.
  • oct(): Converte para octal.
  • hex(): Converte para hexadecimal.
  • pow(): Eleva um número por outro.
  • round(): Retorna um número real com o arredondamento especificado.

Texto (String)

Uma string é um tipo de variável com o objetivo de armazenar texto. Essas variáveis são imutáveis e, como não é possível adicionar, remover ou modificar algum caractere de uma string, é necessário ser criado uma nova string.

Uma string padrão segue o padrão Unicode, que suporta acentos e caracteres especiais. A inicialização de uma string pode ser com aspas simples ou duplas, em várias linhas consecutivas (desde que ela esteja entre três aspas simples ou duplas) ou sem expansão de caracteres (como, por exemplo, s = r’\n’, em que s conterá os caracteres “\” e “n”).

Podemos usar o sinal (=) para atribuir um texto à uma variável. Veja um exemplo:

animal = 'Tamanduá'

Listas

Uma lista é uma coleção de objetos de um mesmo tipo. Esses objetos podem ser, inclusive, outras listas. São mutáveis e podem ser alteradas a qualquer momento.

Da mesma forma que as strings, podemos fatiar as listas, mas, como listas são mutáveis, é possível fazer atribuições a itens da lista.

bombas = ['tempra', 'marea', 'omega']

Para quem quiser saber mais sobre listas, temos um artigo que ensina dicas para trabalhar com listas, mostrando várias macetes para você usar.

Tuplas

As tuplas são semelhantes às listas, porém são imutáveis. Não se pode acrescentar, deletar ou fazer atribuição aos seus itens. Embora a tupla possa conter elementos mutáveis, esses elementos não podem sofrer atribuições porque isso modificaria a referência ao objeto.

Veja como é a sua sintaxe:

tupla = (a, b, ..., z)

Numa tupla, os parênteses são opcionais e os seus elementos podem ser referenciados da mesma forma que fazemos com as listas:

primeiro = tupla[0]

Dicionários

Os dicionários são listas de associações compostas de uma chave única e estruturas correspondentes. Semelhante às listas, os dicionários também são mutáveis.

A chave sempre precisa ser de um tipo imutável e geralmente são usadas strings, tuplas ou tipos numéricos. Os itens do dicionário podem ser mutáveis ou imutáveis.

Veja sua sintaxe:

dicionario = {'primeira_chave':'primeiro_item', '2a_chave':b}

Veja um exemplo prático:

monstros_elementos = {'ar':'piriquito bomba', 'terra':'tamanduá em fase de reprodução', 'agua':'boto cor-de-rosa'}

Booleanos

O tipo booleano em Python (bool) pode assumir um valor verdadeiro ou falso. O valor verdadeiro é chamado True e é igual a 1. O valor falso é chamado False e é igual a zero.

Temos alguns valores que, ao tratados como booleanos, são avaliados como falsos:

Valor Descrição
False Falso
None Nulo
0 Zero
String Vazia
[] Lista Vazia
() Tupla Vazia
{} Dicionário Vazio

Outras estruturas com o tamanho igual a zero também são tratados como falso e todos os outros tipos de objetos fora dessa lista são considerados verdadeiros.

O objeto None, que é NoneType, representa o valor nulo e é considerado falso.

Os operadores booleanos

Podemos construir condições mais complexas utilizando os operadores lógicos. Eles são:

 and  Retorna um valor verdadeiro se receber duas expressões que forem verdadeiras.
 or  Retorna um valor falso se receber duas expressões que forem falsas.
 not Retorna falso se receber uma expressão verdadeira e vice-versa.
 is  Retorna verdadeiro se receber duas referências ao mesmo objeto e falso em caso contrário.
 in  Retorna verdadeiro se receber um item e uma lista e o item ocorrer uma ou mais vezes na lista e falso em caso contrário.

Victor Vaz Autor

Fundador do Cafeína Codificada, formado em Sistemas Web pela UNIBH e um apaixonado por música.

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