retirar caracteres especiais python

Conceitos Básicos de Python

Um programa em Python não é nada mais que um script constituído de linhas que podem continuar nas linhas seguintes, seja pelo uso do caractere da barra invertida no final da linha ou do parênteses, colchetes ou chaves, em expressões que utilizam tais caracteres.

Comentário

Para iniciarmos um comentário no código-fonte, podemos utilizar o caractere #. Qualquer texto que for escrito após o # será ignorado pelo interpretador até o fim da linha (com exceção dos comentários funcionais).

Em linguagens funcionais, comentários funcionais são utilizados para definir o interpretar que será utilizado para rodar o programa em sistemas compatíveis com a arquitetura Unix. Eles são comentários que começam com #! no início do arquivo, indicando o caminho para o interpretador. Por exemplo:

#!/usr/bin/env python

Blocos de código

Na linguagem Python, delimitamos os blocos de código pelo uso de endentação, que deve ser constante no bloco de código. É interessante, e até considerado uma boa prática, sempre manter a consistência no projeto todo e evitar a mistura de tabulações e espaços.

Existe uma recomendação oficial de estilo de codificação amplamente aceita pelos desenvolvedores que é utilizar quatro espaços para endentação. Você pode saber mais no link http://python.org/dev/peps/pep-0008/ (em inglês).

A linha anterior ao bloco sempre termina com dois-pontos (:) e representa uma estrutura de controle da linguagem ou uma declaração de uma nova estrutura (uma função, por exemplo):

Veja abaixo um exemplo de bloco de código, onde usaremos um for e um if:

# Percorre a lista
for x in [5, 10, 15]
    # Se o resto for zero:
    if x % 5 == 0:
        print(x, ' = ', x / 3)

# Saída:
# 5 = 1
# 10 = 2
# 15 = 3

Controle de fluxo

Para criamos condições para controlar o fluxo de execução do programa, podemos usar os controladores de fluxo. São fundamentais para a criação de um programa, pois definem o caminho que o programa irá percorrer. No Python, usaremos os controladores de fluxo de acordo com a sintaxe abaixo:

if {condição} :
    {bloco de código}
elif {condição} :
    {bloco de código}
else :
    {bloco de código}

Na sintaxe acima, {condição} é a sentença que será avaliada como verdadeira ou falsa e {bloco de código} é o código que será executado se a {condição} da linha superior for suprida.

Veremos agora um exemplo prático de um controle de fluxo:

numero = int(input('Escreva um número de 1 a 3: '))

if numero == 1 :
    print('1 é tamanduá.')

elif numero == 2:
    print('2 é tatu.')

elif numero == 3:
    print('3 é boto-cor-de-rosa')

else:
    print('Cê é burro?')

# Saída:
# Escreva um número de 1 a 3: 2
# 2 é tatu.

No exemplo acima, pedimos para que o usuário informe um número entre 1 e 3. O programa espera pela digitação. Quando o usuário informa um número, ele é convertido para inteiro e guardado na variável número. Com isso é executado o nosso controle de fluxo que verifica qual condição é verdadeira para executar o código correspondente à ela.

O Python também suporta o controle de fluxo composto de apenas uma linha. Se ele possui apenas uma condição, podemos escrevê-lo dessa forma:

if numero = 1: print('1 é tamanduá.')

Também podemos escrever o controle de fluxo dessa forma:

{variável} = {valor 1} if {condição} else {valor 2}

Onde {variável} somente receberá o {valor 1} se a {condição} for verdadeira. Se não, receberá o {valor 2}.

Estruturas de Repetição

As estruturas de repetição (também conhecidas como laços ou loops) geralmente são utilizadas para processar uma coleção de dados, linhas de um arquivo, registros de um banco de dados que precisam ser processados por um mesmo bloco de código.

Existem várias estruturas de repetição. Entre elas temos o for e o while, que aprenderemos a seguir.

For

Sendo a estrutura de repetição mais utilizada na linguagem Python, ela aceita sequências estáticas e geradas por iteradores. Iteradores são estruturas que permitem acesso aos itens de uma coleção de elementos de forma sequencial.

Durante a execução de um laço for, a referência aponta para um elemento de uma determinada sequência. A cada iteração, essa referência é atualizada para que o bloco de código do for processe o elemento correspondente.

Caso necessário, podemos utilizar a cláusula break para interromper o laço e continue para pular para a próxima iteração. Podemos, também, colocar um bloco de código dentro de um else, para que este seja executado ao final do laço caso ele não for interrompido por um break.

Veja a sintaxe abaixo sobre o que explicamos acima:

for {referência} in {sequência} :
    {bloco de código}
    continue
    break
else:
    {bloco de código}

Veja um exemplo prático de um for:

for i in ['Tamanduá', 'Tatu', 'Boto Cor-De-Rosa'] :
    print(i)
    
# Saída:
# Tamanduá
# Tatu
# Boto Cor-De-Rosa

While

A estrutura de repetição While é utilizada para executar um bloco de código enquanto uma condição for atendida. Assim como o For, as cláusulas breakcontinueelse podem ser utilizadas da mesma maneira.

Utilizamos o While quando não podemos definir a quantidade de iterações que podem ocorrer e quando não há uma sequência a seguir.

Veja como é a sintaxe:

while {condição}:
    {bloco de código}
    continue
    break
else:
    {bloco de código}

Agora vamos ver um exemplo prático:

i = 0

while i < 5 :
    print(i)
    i = i + 1

# Saída
# 0
# 1
# 2
# 3
# 4

Objetos

A linguagem Python é orientada a objeto, ou seja, suas estruturas de dados têm atributos (os dados em si) e métodos (rotinas associadas aos dados).

Acessamos os atributos e métodos com o ponto (.). O ponto também é utilizado para acessar estruturas de módulos que foram importados pelo programa. Vejamos um exemplo:

# Mostramos um atributo de um objeto:
print(objeto.atributo)

# Executamos um método de um objeto:
objeto.método(argumento)

# Mesmo sendo um método sem argumentos, é necessário o uso de parênteses:
objeto.método()

Victor Vaz Autor

Fundador do Cafeína Codificada, formado em Sistemas Web pela UNIBH e um apaixonado por música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.