8 dicas para você ser um programador melhor

Todos nós queremos ser melhores, mais produtivos e eficientes em nossas vidas, não é mesmo? O Cafeína Codificada preparou um post com 8 dicas para você ser um programador melhor. Vamos conhecê-las?

1. Planejamento da solução

notes-514998_640 8 dicas para você ser um programador melhor

Sempre faça um planejamento do que você quer construir. Com um planejamento, você cria um mapa para ser utilizado como um guia na hora de construir, o que facilita todo o processo de desenvolvimento da ideia. Além de permitir a criação de objetivos na hora do desenvolvimento.

Aqui está o erro de muitos profissionais. Você ignora o planejamento para começa a programar e, como não tem 100% de certeza do que tem que ser feito e como deve ser feito, poderá ter que reescrever alguma parte do código por causa de uma alteração no sistema. Sem contar que você também poderá ter um bloqueio criativo e nunca acabar o seu projeto.

Então tenha o hábito de fazer um planejamento antes de começar a programar, na verdade antes de fazer qualquer coisa. Com ele você poderá elaborar novas e melhores soluções para o problema, ou até mesmo descobrir que criar um sistema não é a solução para o seu problema.

2. Documentação do trabalho

writing-1149962_640 8 dicas para você ser um programador melhor

Muitos programadores com que trabalhei em minha carreira muitas vezes se queixavam de sua incapacidade e, às vezes, preguiça de elaborar uma documentação do sistema.

Documentar um sistema é muito importante para que todos possam saber o que é o objetivo do sistema, como foi confeccionado e onde está cada funcionalidade dele. É muito importante que esta documentação seja feita antes de começar o desenvolvimento do sistema.

Imagine que você trabalha em uma equipe enorme de desenvolvedores de um sistema que possui várias funcionalidades. O que você fez você sabe plenamente. Mas e o que o seu colega de equipe, que está até em outra sala, fez? Com certeza você não faz a mínima ideia. Como resolver isso? Tenha o hábito de documentar!

3. Estude, estude, estude e… estude

bookshelf-1082309_640 8 dicas para você ser um programador melhor

Não, essa estante não foi para te desanimar

Nem precisa falar que a tecnologia vem avançando muito rápido e, por muitas vezes, mais rápido do que a nossa capacidade de acompanhá-la. Mas você precisa estar por dentro das novas tecnologias.

Se você está começando em alguma área, ou uma linguagem nova por exemplo, procure ajuda com profissionais com mais experiência. Compartilhe os seus conhecimentos e também absorva os conhecimentos dele!

Caso você não tenha ninguém próximo para lhe ajudar, você poderá encontrar pessoas em grupos do Facebook ou em fóruns na internet, por exemplo. Lembrando que o Cafeína Codificada lhe dá aulas particulares via Skype ou presencialmente (caso você more em Belo Horizonte, Minas Gerais).

É muito interessante você ter acesso à códigos de outros programadores. Veja como que ele chegou à uma determinada solução e tente imaginar uma melhor. Veja também o que ele fez que não seja tão interessante também.

Treine, também, o seu raciocínio lógico. O objetivo de um sistema, na maioria das vezes, é a solução de problemas. Com um bom raciocínio lógico, você conseguirá criar melhores soluções para esses problemas. Resumindo: Para uma boa programação é necessário uma boa lógica.

4. Ferramentas: O seu cinto de utilidades

Cinto_de_utilidades-150x150 8 dicas para você ser um programador melhorAssim com o Batman possui o seu cinto de utilidades para o ajudar a solucionar os problemas de Gotham City, nós também precisamos de ferramentas para nos ajudarem a solucionar os problemas de nossos clientes!

Tenha sempre em mãos seus programas de edição, como o NetBeans e o Eclipse por exemplo. Também tenha acesso à bibliotecas e frameworks que o ajudarão a confeccionar códigos com mais agilidade e qualidade. Cuidado apenas para não carregar ferramentas demais, pois você poderá estar carregando peso sem necessidade!

5. Escrevendo um código de respeito

monitor-933392_640 8 dicas para você ser um programador melhor

Primeiramente, sempre procure escrever um código legível. Acredito que essa seja a dica principal pelo simples motivo de que, se você tem um código legível, uma outra pessoa terá mais facilidade em perceber alguma melhoria que possa ser feita.

Procure respeitar um padrão de indentação (se você programa em Python, você é obrigado a respeitar), sempre siga um padrão na nomenclatura das variáveis e arquivos. Se você trabalha em uma equipe e não existe um padrão, por que vocês não adotam um?

Procure também comentar bem o código. Não estou dizendo que você precisa comentar cada linha do código, mas pelo menos as mais importantes e, principalmente, as que implementam a regra de negócio.

Quando estiver programando, procure ter o máximo de concentração no trabalho. Desligue os celulares, notificações, redes sociais, tudo o que possa retirar a sua atenção. Seja disciplinado, paciente, persistente e sempre acredite que possui uma melhor solução para um problema.

6. Você vai testar? Não senhor.

macbook-577758_640 8 dicas para você ser um programador melhor

Muitas vezes, por estarmos acostumados com o ambiente de desenvolvimento, não temos a mesma visão que o futuro usuário do sistema terá ao testá-lo.

Sabemos o que pode acontecer, cada questão que poderá causar um bug na nossa aplicação. Mas mesmo assim você irá perceber que, quando o possível usuário do sistema fazer um teste, você irá encontrar problemas que nem imaginou. Se não fosse verdade, não seria tão comum correções de bugs em um sistema que já foi enviado para produção.

7. De bem com o corpo, de bem com o código

stretching-498256_640 8 dicas para você ser um programador melhor

Procure ter uma vida saudável. A rotina monótona e estressante de um escritório pode fazer muito mal para a nossa saúde. Normalmente trabalhamos em escritórios que não possuem móveis adequados para se passar várias horas trabalhando. Sem contar, também, os problemas de visão e dores nos pulsos causados pelas horas na frente no computador.

Procure dormir horas suficientes para descansar a mente. Faça paradas para esticar o corpo de tempos em tempos. Procure fazer um alongamento antes e depois de começar a trabalhar.

Algo que acontece muito comigo é me encontrar diante de um problema no qual não encontro uma solução. Quando isso acontece, procuro levantar, tomar um café, respirar um pouco, alongar e só depois disso voltar a programar. Muitas vezes, ao voltar no código, a solução aparece como se fosse a solução mais simples do mundo. Acontece com você também? Procure fazer isso, pode resolver.

8. O mais importante: Valorize o seu trabalho.

g1368634822762601170.jpg 8 dicas para você ser um programador melhor

Se você não valorizar o seu trabalho, quem vai valorizar? É certo que todos nós precisamos pagar contas e às vezes abaixamos o preço para não perder o cliente. O quanto você abaixa que é o problema.

Virar escravo do serviço não é a solução para os seus problemas financeiros: Além de não solucionar seus problemas financeiros, você irá criar problemas de saúde física e mental.

Cobre um valor justo pela qualidade do seu serviço. Não trabalhe de graça. Se está com dificuldades em elaborar um preço justo pelo seu serviço, peça ajuda de profissionais que fazem isso. Com certeza, eles lhe darão dicas valiosas.

8 dicas para você ser um programador melhor
3 (60%) 2 votes
The following two tabs change content below.
250375604b77e0f319307cd27a07b2b2?s=80&d=mm&r=g 8 dicas para você ser um programador melhor
Formado em Sistemas para Internet pela UNIBH. Apaixonado por linguagens de programação, música e café.