Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos
voltado para situações onde existe dificuldade de planejamento com mecanismos de controle de processo.
Por que utilizar?
Durante um projeto os clientes podem mudar de ideia sobre o que querem e precisam. Também podem aparecer desafios imprevisíveis.
Um dos pontos mais importantes é a aceitação que um determinado problema não pode ser totalmente entendido ou definido. Com isso o foco é colocado na maximização da habilidade de entrega rápida e resposta às necessidade emergentes.
Você quer se tornar um programador melhor? Veja 8 dicas especiais que fizemos para você.
É uma metodologia fantástica, pois permite a criação de equipes organizadas, encorajando a localização e a comunicação verbal entre todos os membros.
Ele apresenta uma abordagem radicalmente nova, reduzindo problemas e tornando o processo de desenvolvimento mais eficiente, reduzindo os custos a longo prazo.
Características do Scrum
- Os clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento;
- As entregas são frequentes;
- São realizadas discussões diárias com a equipe de desenvolvimento, onde cada membro responde as seguintes perguntas:
- O que fiz desde ontem?
- O que estou planejando fazer até amanhã?
- Estou tendo alguma dificuldade?
- Há transparência no planejamento e desenvolvimento;
- Os problemas não são ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever um problema ou dificuldade;
- Os locais e horas de trabalho devem ser energizadas, onde “trabalhar horas extras” não necessariamente significa “produzir mais”.
Papéis
Existem três papéis definidos:
Product Owner (dono do produto)
Representa a voz do cliente e é responsável por garantir que a equipe agregue valor ao negócio. Ele escreve, prioriza e adiciona os pontos de funcionalidade do sistema.
Toda equipe de Scrum deve ter um Product Owner. Este pode ser um membro da equipe de desenvolvimento, mas não recomenda-se que este papel seja combinado com o de ScrumMaster.
Scrum Master
Sua função primária é remover qualquer problema que impeça as entregas. Como as equipes são auto-organizadas, o Scrum Master não é o líder da equipe.
Ele também tem o objetivo de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as práticas do Scrum, motivando-os e mantendo o foco na meta da Sprint.
DevTeam (equipe de desenvolvimento)
É a parte responsável pela entrega do produto. Normalmente é composta de 3 a 9 pessoas com habilidades multifuncionais que realizam o trabalho.
Ciclo Sprint
Primeiramente é criado uma lista com todas as funcionalidades (Product Backlog) do projeto a serem implementadas.
Os projetos são divididos em ciclos temporais (Sprints) em que um conjunto de atividades deve ser executado.
Os Sprints tendem a durar entre uma semana e um mês. A adoção de ciclos relativamente curtos com entregas de resultados gera valor para os clientes e permite uma avaliação dinâmica do trabalho.
No início de cada ciclo é feita uma reunião de planejamento (Sprint Planning Meeting). Nela, o solicitante (Product Owner) prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela implementará durante esse ciclo que inicia.
Como resultado desta reunião, as atividades escolhidas são movidas para uma nova lista, o Sprint Backlog.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (Daily Scrum) para compartilhar o que foi trabalhado no dia anterior, identificar dificuldades e portanto priorizar o trabalho a ser feito até o próximo dia..
Recomenda-se que a reunião diária comece sempre no mesmo horário, todos os dias e que dure no máximo 15 minutos.
Terminado o Sprint, é realizado uma reunião (Sprint Review Meeting). Nela a equipe apresenta todas as tarefas trabalhadas e faz uma retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective).
Após essa reunião, a equipe começa o planejamento do próximo Sprint e então reinicia-se o ciclo.
Fonte: