Laços de repetição (também chamados de loops) são estruturas de repetição que geralmente são utilizadas para processar uma determinada coleção de dados com um mesmo bloco de código.
Essas coleções de dados podem ser linhas de um arquivo de texto ou uma busca de clientes que você buscou em um banco de dados.
O laço de repetição for
O laço de repetição for é a estrutura de repetição mais utilizada na linguagem Python.
Além de aceitar sequências estáticas, o for também aceita sequências geradas por iteradores.
Iteradores são estruturas que permitem iterações, ou seja, lhe permite acesso aos itens de uma determinada coleção de elementos de forma sequencial.
Quando um laço for é executado, a referência aponta para um determinado elemento da sequência. Esta referência é sempre atualizada a cada nova iteração, de forma que o bloco de código do laço processe o elemento correspondente.
Veja como é simples a sintaxe de um laço de repetição for
for {referência} in {sequência} :
{código do bloco}
Veja agora um exemplo prático onde somamos de 0 a 20:
soma = 0
for i in range(1, 20):
soma = soma + i
print(soma)
Podemos utilizar a cláusula break para interromper o laço em um determinado momento e a cláusula continue para pular a execução atual e ir para a próxima execução.
Veja:
for {referência} in {sequência} :
{código do bloco}
continue
break
Também podemos utilizar a estrutura else para executar um determinado código ao final do laço a não ser que este tenha sido interrompido por um break.
for {referência} in {sequência} :
{código do bloco}
continue
break
else
{bloco de código}
Já escrevemos mais a fundo sobre laços de repetição aqui no blog. Você pode conferir este artigo neste link: https://cafeinacodificada.com.br/for-while-python-estruturas-repeticao/