Pare de perder dinheiro: 7 mentiras que te impedem de crescer na internet

Se você está buscando aumentar receitas de seu negócio, expandir seu empreendimento ou até mesmo começar um, você estará acertando ao investir em um site de verdade. Nessa postagem iremos falar sobre 7 mentiras na qual você provavelmente acredita e te impedem de crescer na internet. Elas são:

  • O meu negócio não precisa de um site.
  • Uma página no Facebook é de graça e ela me atente.
  • Ter um site é caro.
  • Investir em um site é jogar dinheiro fora.
  • Não vale a pena pagar por algo que consigo de graça.
  • É impossível ganhar dinheiro na internet.
  • Um site se resume somente à construção.

Atualmente, podemos dizer que uma maioria esmagadora de pessoas possuem conexão com a internet e estão dispostas a procurar por seus serviços e produtos. E elas fazem isso. Você faz isso. Generalizando, o povo brasileiro passa mais tempo conectado à internet do que vendo televisão. Aposto que você também.

Então vamos às mentiras:

Mentira #1: O meu negócio não precisa de um site

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Todo negócio precisa estar disponível na internet, tanto um salão de beleza quanto um escritório de advocacia. Quando uma pessoa ouve falar de seu empreendimento, seja passando na porta da sua empresa ou por comentário de um amigo, ela provavelmente irá procurar o nome da sua empresa no Google. Se você não tiver um site, nem precisa falar que ela ficará desapontada. E caso seu site não possuir uma boa qualidade, poderá passar para ela uma má imagem do seu negócio. Muitos dos pequenos empresários pecam nesse ponto.

Lembre-se também que seus concorrentes investiram em sites de qualidade. Acredito que não exista uma área de atuação que não tenha um empreendimento sequer com um site realizado com boa qualidade. Isso é um problema para você.

Para uma pequena empresa é muito mais difícil de concorrer com uma empresa de grande porte no mundo real. Na internet podemos ter o mesmo tamanho. Um bom site passará a imagem de uma empresa profissional, organizada e bem posicionada no mercado. Para um pequeno negócio, um site induzirá confiança e fará com que a empresa aparente ser maior do que é realmente, possibilitando assim uma melhor chance ao competir com concorrentes maiores.

Mentira #2: Uma página no Facebook é de graça e ela me atende

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Não caia na armadilha de apenas criar uma página no Facebook ou uma conta no Twitter, por exemplo. Essas são ótimas ferramentas para divulgação de sua empresa, mas será que você está realmente satisfeito com apenas o que elas oferecem? Lembrando que em uma página do Facebook, por exemplo, uma postagem não alcança todas as pessoas que curtiram a sua página. Caso você queira ter um maior alcance nas publicações do Facebook, você provavelmente terá que pagar pelo impulso da publicação.

Ter um site é como ter o seu próprio espaço na internet. Você poderá usá-lo para divulgar sua empresa, realizar serviços, vender seus produtos, ganhar dinheiro com conteúdo, etc. As possibilidades são enormes. Não existe limites: Seu site poderá ser acessado de qualquer lugar do mundo e a partir de qualquer dispositivo (como computadores, celulares e tablets), sendo uma boa ferramenta para encontrar clientes e aumentar as oportunidades de seu negócio.

Mentira #3: Ter um site é caro

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Hoje é muito mais fácil ter um site na internet. Existem muitas empresas que poderão fazer um bom orçamento para você de acordo com sua necessidade e disponibilidade financeira. Um site possui um baixo investimento e uma grande retorno se comparado à outras formas de divulgação como outdoors e panfletagem. Além da possibilidade de ser alterado a qualquer momento.

Mas cuidado com famoso caso do sobrinho: Faça um site com profissionais de verdade. Ajudar a família é bom, mas você poderá estar falhando com o seu negócio. O site é a identidade da sua empresa na internet e tentar economizar na construção dessa maneira poderá levar no futuro à uma reformulação ou uma nova construção do site. Sem contar que um isso poderá sujar a sua imagem ou não passar a confiança esperada para os seus clientes. Tenha em mente o que seus clientes irão procurar em seu site (serviços, produtos, contato, sobre a empresa, promoções, etc) e procure um profissional capacitado.

Mentira #4: Investir em um site é jogar dinheiro fora

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Com um site você irá melhorar e agilizar o seu contato com seus clientes, além de encontrar novos. É como se sua empresa estivesse aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano. Seus clientes e possíveis clientes poderão acessá-lo para saber informações como horário de funcionamento, produtos e serviços que você disponibiliza na sua empresa. Poderão entrar em contato com você através de formulários de contato. Poderão realizar compras e solicitações de orçamento. Ou seja, você terá mais oportunidade de fechar um negócio e, com isso, aumentar as receitas de sua empresa. Além disso, você poderá encontrar novos funcionários e parcerias para somar em seu empreendimento.

Um cliente que recebe um bom atendimento, seja tanto presencialmente quando à distância (telefone ou pela internet, por exemplo) poderá ser mais leal ao seu negócio pois se sentirá satisfeito com ele. Você poderá fazer pesquisas de opinião e mostrar depoimentos de outros clientes. Tudo isso ajuda na hora de fidelizar um cliente.

No final das contas, é muito mais barato possuir um site do que abrir uma loja física. Em um site você não paga aluguel, luz, água e nem precisará de funcionários para atender cada cliente. É uma excelente maneira de complementar o seu negócio já existente.

Possíveis clientes entrarão em seu site para saber mais sobre seus serviços ou produtos. Você também poderá disponibilizar um catálogo/portifólio com seus serviços/produtos que poderão ser alterados a qualquer momento. Além de poder, também, disponibilizar conteúdo de qualidade sobre assuntos referentes ao seu empreendimento, passando uma maior confiança e conhecimento para seu cliente.  Um site atualizado sempre tem um melhor resultado.

Mentira #5: Não vale a pena pagar por algo que consigo de graça

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Para você ter um bom site, tente evitar os serviços gratuitos. Não estou dizendo que não exista um bom. Muitas das vezes (para não dizer todas as vezes) eles não são eficientes. Eles possuem limites que o impedirão de construir um site decente. Entre esses limites, temos alguns exemplos:

  • Você não poderá personaliza-lo o suficiente
  • Você não poderá ter um endereço próprio, como minhaempresa.com e terá que usar um endereço mais difícil de lembrar, como meusite.sitedegraca.com.
  • A maioria dos usuários não dão confiança à um site gratuito, portanto você não será exceção.
  • Alguns serviços gratuitos poderão colocar publicidades de terceiro no seu site e provavelmente não lhe pagarão um centavo por isso.

Então acabe de vez com essa ideia e faça de tudo para ter um site com uma boa qualidade:

  • Confeccione as páginas do seu site ou blog com um bom profissional. Você terá uma maior qualidade em seu site, tanto no visual quanto no desempenho.
  • Contrate um bom serviço de hospedagem, como a HostGator e a Hostinger, por exemplo.
  • Registre um domínio como com.br. Você poderá registrá-lo no Registro BR e o melhor de tudo: O pagamento do domínio é apenas R$ 30,00 (trinta reais) por ano.

Mentira #6: É impossível ganhar dinheiro na internet

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Caso seu site seja de conteúdo e você queira ganhar dinheiro com visitas e cliques, você poderá usar programas de anúncios, como o Google Adsense, o SpiderAd e o UOL Afiliados. Futuramente iremos criar um post falando apenas deste assunto.

Se você tem uma loja virtual, poderá realizar vendas para todo o Brasil e até mesmo para o exterior. Não existem limites para a criatividade. Uma boa ferramenta para construção de lojas virtuais é o Magento. Converse sobre essa ferramenta com o profissional que está cuidando dessa loja para você. Inove e conquiste novos clientes utilizando a internet.

Mentira #7: Um site se resume somente à construção

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Um site não se resume em apenas construção. Muitas empresas possuem um site, mas não obtiveram o resultado que esperavam. Pensaram apenas na construção do site e não deram importância para o investimento em um marketing adequado. As pessoas precisam saber que seu site existe. Se seu capital está comprometido, você não precisa investir em anúncios caros. Existem outras formas mais baratas para divulgar um site. Utilize as redes sociais, e-mails e links como “indique a um amigo”, por exemplo.

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Formado em Sistemas para Internet pela UNIBH. Apaixonado por linguagens de programação, música e café.