Quem nunca jogou em um Super Nintendo? Nesse post vamos conhecer um pouco mais sobre esse videogame que marcou a infância de muitos de nós.
Também conhecido como Super NES, SNES ou Super Nintendo, o Super Nintendo Entertainment System é um videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo. No Japão, ele é conhecido como Super Famicon e na Coréia do Sul como Super Comboy.
Tudo começa quando a NEC Corporation decide competir com o NES lançando o TurboGrafx-16 em 1987 e a SEGA lançando o Mega Drive em 1988. Como os dois videogames tinham processadores de 16-bits, a Nintendo decidiu lançar um console com um novo sistema para ser o sucessor do Nintendo, o Super Nintendo.
Ele foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e, finalmente para a alegria dos brasileirinhos, na América do Sul em 1993. A única diferença da versão européia e a japonesa é o sistema de cores, sendo PAL na Europa (hummm) e NTSC no Japão e Estados Unidos.
Quando foi lançado, o Super Nintendo possuía apenas alguns jogos. No Japão foi lançado com apenas dois Jogos: Super Mario World e F-Zero.
O Super Nintendo apresentou gráficos e recursos de som avançados em comparação com outros consoles da época, além do desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (integrados em placa de circuito). Gráficos 3D raramente tinham sido vistos antes, mas utilizando o chip Super FX, que foi estreado no Star Fox (\o/) em 1993, o SNES conseguiu executar jogos 3D com mais eficiência.
Em 1994, projetos da emular o Super Nintendo começaram com o lançamento do VSMC em 1994 e o Super Pasofami se tornou o primeiro emulador de SNES funcional em 1996. Nesta época, também surgiu uma nova iniciativa chamada Snes9x. Em 1997, iniciaram-se os trabalhos no emulador ZSNES. Hoje temos emulação do SNES nos celulares. A Nintendo of America alega que os uso de ROMS e emuladores para o SNES é pirataria (:/).
Foi um sucesso mundial. Permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O SNES foi oficialmente descontinuado, para a infelicidade de muitos, em setembro de 1999 nos Estados Unidos e em setembro de 2003, no Japão.
O Super Nintendo foi sucedido pelo Nintendo 64 em 1996.
Ficha técnica:
- CPU
- Western Design Center
- CMD/GET 65C816 customizado (CISC)
- Frequência de clock de 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
- Barramento de 16 bits.
- GPU
- Ricoh 5C77-01 e 5C78-03
- S-PPU1 e S-PPU2
- Frequência de clock de 2.56 MHz 16 bits
- Memória de vídeo 64KB
- Resolução de 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
- Paleta de cores 32768 (15 bit)
- Número máximo de cores na tela: 256
- Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
- Número máximo de sprites na tela: 128 sprites.
- O SNES trabalhava com duas PPUs
- Mode 7
- Áudio:
- Sony SPC700
- 8 canais de áudio
- 8-bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
- Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
- PCM (Pulse Code Modulator): 16 bit
- Som estéreo digital
- Frequência de Amostragem: 32000
- Memória RAM Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
- Resposta do controle: 16 ms
- Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
- Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
- Sistema de cores: NTSC (60Hz): EUA, Japão; PAL (50Hz): Europa; PAL-M: Brasil;
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Nintendo_Entertainment_System
2 thoughts on “Marcou infância: Super Nintendo!”
Helinux
(5 fevereiro, 2021 - 16:49)Bons tempos!!!! Na época de locadoras…top gear, ronaldinho soccer e street fighter 2 eram os preferidos da galera!!!! tenho boas lembranças, valeu!!!!
Bruno Oliveira
(1 julho, 2021 - 21:21)Que massa essa matéria, recordar é viver! Eu ainda tenho um console Snes. Meu jogo favorito é o Ultimate Mortal Kombat 3