Haskell – A linguagem puramente funcional

Haskell é uma linguagem de programação puramente funcional elaborada em 1987 sobre a qual mais se realizam pesquisas atualmente, sendo muito utilizada no meio acadêmico (WIKIPÉDIA, 2016). Seu nome é uma homenagem ao lógico Haskell Curry.

A linguagem

A linguagem é derivada de outras linguagens funcionais, como Miranda e ML, baseando em um estilo de programação que enfatiza o que deve ser feito em vez de como deve ser feito.

Seu foco está na solução para problemas matemáticos com clareza e facilidade de manutenção em seus códigos, possuindo uma variedade de aplicações.

Criação

O objetivo da criação do Haskell era criar uma linguagem de fácil ensino, com uma sintaxe e semântica formal e disponível livremente. Era necessário unificar as outras linguagens do mesmo paradigma.

Em 1 de abril de 1990 foi lançada a primeira versão de Haskell e a linguagem continuou evoluindo quando, a partir de 2006, começou o processo de definição de um sucessor do padrão 98.

Características de Haskell

Entre suas características, Haskell possui suporte a funções recursicas e tipos de dados, casamento de padrões, list comprehensions, guard statements e avaliação preguiçosa. Ela é fundamentada em Lambda Calculus e apresenta uma tipagem forte e estática.

Existem apenas funções e todas são unárias. Também não há estruturas de loop ou instruções do tipo goto. Não existem variáveis globais, apenas funções e variáveis locais, definidas dentro do escopo de cada função.

Veja como é feito um “Hello World“:

Post Author: Victor Vaz

Fundador do Cafeína Codificada, formado em Sistemas Web pela UNIBH e um apaixonado por música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *