Iniciando seu desenvolvimento a pedido do exército dos EUA em 1943 durante a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de realizar cálculos balísticos, o ENIAC foi o primeiro computador digital eletrônico a ser produzido em grande escala.
A construção do primeiro computador
Seus criadores são os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da empresa Eletronic Control Company. Foram gastos cerca de $500.000,00 (na época) em sua construção.
O objetivo da criação do ENIAC era construir um computador para quebrar códigos de comunicação e realizar cálculos balísticos. Porém, o ENIAC somente foi finalizado depois do final da 2ª Guerra Mundial, em julho de 1947 e foi usado nos primeiros anos da Guerra Fria, contribuindo, por exemplo, no projeto da bomba de hidrogênio.
A grande máquina
O ENIAC pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Possuía uma capacidade de processamento de 5.000 operações por segundo. Suas 17.468 válvulas termiônicas, de 160 kW de potência, e os 70 mil resistores consumiam 200 kilowatts de energia (um monitor LCD consome cerca de 100 watts).
Seu “sistema operacional” funcionava através de cartões perfurados e estes eram operadores por uma equipe de funcionárias do exército, que podemos classificá-las como as primeiras programadoras.
As válvulas do ENIAC queimavam com muita frequência, trazendo sérios problemas de manutenção e fazendo com que ele passasse um bom tempo parado, inoperante. O maior motivo da queima das válvulas ocorria durante a ativação e a desativação do computador. Isso fez com que os operadores tomassem a decisão de deixá-lo ligado continuamente, mesmo diante do enorme gasto de energia.