Sucessor do Sega Saturn e o último console de videogames da Sega, o Dreamcast foi lançado para competir com o Playstation 2, Game Cube e Xbox.
O Dreamcast é o console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração. Lançado 15 meses antes do Playstation 2 e 3 anos antes do Game Cube e do Xbox, foi considerado um console que estava bem a frente do seu tempo, mas falhou em ganhar força suficiente antes do lançamento do Playstation 2, em Março de 2000.
O console foi um grande sucesso no Japão, sendo lançado em 27 de novembro de 1998 e esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia. Nos Estados Unidos, bateu recorde de vendas até aquela época, com 500.000 unidades somente na data de lançamento, 9 de setembro de 1999. No Brasil, foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.
Várias empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. A Microsoft desenvolveu um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com maior velocidade e facilidade. Porém, em abril de 2001, a SEGA anunciou que estaria focando no desenvolvimento de jogos para outros consoles disponíveis no mercado, descontinuando oficialmente o Dreamcast. A forte concorrência com o Playstation 2 e os vários anos seguidos de prejuízo pelas baixas vendas no mercado japonês ajudaram nessa tomada de decisão.
No Brasil, o console teve um sucesso razoável, mesmo com o alto preço. Foram 20.000 unidades em 10 meses. Desde 2006, quando foi retirado de linha no Japão, que a Tectoy não importa o console.
Veja uma compilação de 100 jogos do Dreamcast que encontrei no YouTube:
Vamos às especificações técnicas:
- CPU:
- Hitachi SuperH 4, 32 bits.
- Frequência de clock: 200/240Mhz.
- Barramento: 64 bits.
- GPU:
- NEC PowerVR Series II.
- Frequência de clock: 200MHz.
- 64 bits.
- 8MB de memória SDR.
- Capacidade de 17 milhões de polígonos por segundo (hexagonais), em média de 145 milhões de triângulos por segundo.
- Suporte a diversos efeitos gráficos como trilinear filtering, gouraud shading, z-buffering, anti-aliasing e bump mapping.
- Taxa de preenchimento de pixels/texels: 200Mpixel.
- Áudio:
- Yamaha
- 64 canais
- 45 MHz
- Mídia:
- GD-ROM
- 1,2 GB de capacidade.
- Yamaha 12x GD-ROM drive.
- Compatível com CD-ROM e CD-R de diversos formatos de gravação, suportando discos gravados em overburn mode.
- Memória:
- Total de memória 28 Megabytes, sendo 16 MB SDR de memória principal do sistema, 8MB SDR para vídeo e 4 MB para o sistema de som.
- Sistema operacional:
- Windows CE customizado e API DirectX próprio.
- Portas:
- 4 portas para controles, teclado, mouse e outros dispositivos e uma porta serial e uma de expansão.
- Comunicação:
- Modem.
- EUA/Japão: 56Kbps.
- Europa: 33,6 Kbps.
- Vendido separadamente em alguns países.
- Broadband adapter padrão ethernet 10/100 mbps para conexão em rede de computadores e ADSL, também vendido separadamente.
- Modem.
1 thought on “Dreamcast: O último console da Sega”
maria
(11 agosto, 2018 - 16:58)Parabéns pelo site gostei muito. 😉