Charles Babbage, nascido em Londres em 26 de Dezembro de 1791, foi um cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor que originou o conceito de um computador programável.
Criação
Babbage é mais conhecido como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral apenas utilizando partes mecânicas: a máquina analítica. Sua criação nunca chegou a ser construída, pois precisava de técnicas muito avançadas e caras para sua época.
Entre 1985 e 1991, outra invenção inacabada de Babbage, a máquina diferencial 2, foi construída pelo Museu de Ciência de Londres, usando apenas as técnicas que eram disponíveis da época do inventor.
Educação
Como seu pai era banqueiro, Babbage recebeu instrução de diversas escolas e tutores durante o seu ensino fundamental.
Frequentou durante um curto período de tempo o King Edward VI Community College em Totnes, South Devon, mas sua saúde o forçou a voltar para professores particulares por um tempo.
Se juntou aos 30 alunos da academia Holmwood, em Baker Street (Enfield, Middlesex), sob o reverendo Stephen Freeman. A academia possuía uma ótima biblioteca que o fez apaixonar pela matemática.
Em 1812, Babbage foi transferido para Peterhouse, Cambridge, onde foi um dos melhores matemáticos. Ele também foi eleito membro da Royal Society of London em 1816, recebendo uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade de 20 casas decimais.
Enquanto desenvolvia a sua máquina, Babbage foi professor de matemática na University of Cambridge durante o período de 1828 e 1839. Apresentou sua máquina analítica em 1833, onde foi considerada o ponto de partida para os computadores modernos.
Morte
Charles Babbage morreu aos 79 anos, em 18 de Outubre de 1871, e foi sepultado em Londres no Cemitério de Kensal Green. Segundo Horsley, Babbage morreu de insuficiência renal, secundária à cistite.