Ícone do site Cafeína Codificada

Você sabe organizar as versões do seu programa?

Você sabe organizar as versões do seu programa? Ou você cria os famosos “site novo”, “site antigo” e “site mais antigo que o antigo 2.0”? Esse post é para você que quer aprender a acabar com esse problema de vez.

Todos nós sabemos que quanto mais um sistema cresce e mais pacotes são adicionados a ele, maior será a possibilidade de você se deparar com um problema de versionamento.

Em sistemas que possuem muitas dependências, pode-se tornar um pesadelo lançar novos pacotes de versão. Caso as especificações das dependências são muito complexas você poderá ter um bloqueio de versão, que acontece quando não conseguimos atualizar um pacote sem ter que liberar novas versões de cada pacote dependente.

Como sugestão para solucionar esse problema, temos um conjunto de regrinhas:

Essas regras tem como base as práticas comuns de softwares fechados e open-source e, para que funcione, você precisa declarar uma API pública, podendo consistir de documentação ou ser determinada pelo próprio código. O importante é que esta API seja clara e precisa. Com a API pública identificada, você informa as mudanças com incrementos específicos para o seu número de versão.

Considere o seguinte formato de versão:

X.Y.Z (Maior.Menor.Correção)

As correções de falhas (bug fixes) que não afetam a API, incrementam a versão de Correção.

Adições e alterações compatíveis com as versões anteriores da API incrementam a versão Menor.

Alterações incompatíveis com as versões anteriores da API incrementam a versão Maior.

De acordo com o site semver.org, este sistema de versionamento é chamado de “Versionamento Semântico” e, de acordo com ele, os números de versão e a forma como eles mudam transmitem o significado do código subjacente e o que foi modificado de uma versão para a próxima.

Agora algumas regrinhas simples, mas importantes:

Caso queira saber mais, acesse o site abaixo:

Fonte: http://semver.org/lang/pt-BR/