Ícone do site Cafeína Codificada

Nostalgia: Master System

O Master System foi um console 8-bit lançado inicialmente no Japão em 1986 pela Sega para concorrer com o Nintendo. O Master System foi inicialmente lançado como Sega Mark III no Japão, contendo a adição do chip FM YM2413.

Sega Mark III

A Nintendo possuía contratos de exclusividade com as produtoras de jogos e estes não permitia que elas produzissem jogos para outros consoles. Com isso, o Master System dependeu somente dos jogos desenvolvidos pela própria Sega. Mesmo com o seu baixo sucesso no Japão, a Sega não deixou de lançar o Master System no resto do mundo. O fracasso do Master System nos EUA e Japão fez com que a Sega criasse grandes estratégias para fazer o Mega Drive bem-sucedido no mercado.

Master System II

Após o lançamento do Sega Genesis (também conhecido como Mega Drive) em 1990, a Sega lançou uma nova versão, o Master System II. Este era mais barato, porém teve o botão de reset e a entrada do óculos 3D. Além disso, ele só podia ser conectado na TV via cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.

Virando o jogo na Europa, o Master System foi bem mais aceito que o Nintendo. Vários desenvolvedores europeus produziram jogos para o console. O sucesso dos jogos de arcade da Sega convertidos para o Master System na Europa era tanto que a empresa Tengen lançou versões (não licenciadas) de vários jogos para o Nintendo. O console também fez sucesso na Austrália.

Master System III

No Brasil, o Master System iniciou a parceria da Tec Toy com a Sega. Lançado oficialmente em setembro de 1989, o master system atingiu um grande sucesso. Seu preço original era alto para os padrões da época: 1500 cruzados novos (R$ 2,800 reais em conversão para valores da inflação de 2013).

Veja as especificações do console:

Alex Kidd: Joguei muito esse!

 

Joystick do console

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_Master_System