Ícone do site Cafeína Codificada

Dreamcast: O último console da Sega

Sucessor do Sega Saturn e o último console de videogames da Sega, o Dreamcast foi lançado para competir com o Playstation 2, Game Cube e Xbox.

O Dreamcast é o console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração. Lançado 15 meses antes do Playstation 2 e 3 anos antes do Game Cube e do Xbox, foi considerado um console que estava bem a frente do seu tempo, mas falhou em ganhar força suficiente antes do lançamento do Playstation 2, em Março de 2000.

O console foi um grande sucesso no Japão, sendo lançado em 27 de novembro de 1998 e esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia. Nos Estados Unidos, bateu recorde de vendas até aquela época, com 500.000 unidades somente na data de lançamento, 9 de setembro de 1999. No Brasil, foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.

Várias empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. A Microsoft desenvolveu um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com maior velocidade e facilidade. Porém, em abril de 2001, a SEGA anunciou que estaria focando no desenvolvimento de jogos para outros consoles disponíveis no mercado, descontinuando oficialmente o Dreamcast. A forte concorrência com o Playstation 2 e os vários anos seguidos de prejuízo pelas baixas vendas no mercado japonês ajudaram nessa tomada de decisão.

No Brasil, o console teve um sucesso razoável, mesmo com o alto preço. Foram 20.000 unidades em 10 meses. Desde 2006, quando foi retirado de linha no Japão, que a Tectoy não importa o console.

Veja uma compilação de 100 jogos do Dreamcast que encontrei no YouTube:

Vamos às especificações técnicas:

Sair da versão mobile