Ícone do site Cafeína Codificada

Pai da computação: Alan Turing

Alan Turing (Alan Mathison Turing) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 23 de junho de 1912 e foi muito influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing. Foi pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.

Dedicação

Dedicava-se à Teoria da Computabilidade e a teoremas que podiam ser comprovados. Depois que se formou, a sua preocupação era o que poderia ser feito através da computação e suas respostas iniciais vieram de forma teórica.

Aos 24 anos, Turing se consagrou com a projeção de uma máquina que pudesse realizar operações computacionais de acordo com um sistema formal. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias. Sua máquina teórica mostrou que sistemas poderosos poderiam ser construídos.

Alan Turing em 1951, três anos antes de sua morte

Carreira

Foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico que trabalhou durante a Segunda Guerra Mundial para a inteligência britânica em Bletchley Park em um centro especializado na quebra de códigos. Foi chefe do Hut 8, a seção que era responsável pela criptoanálise da frota naval alemã.

Turing planejou várias técnicas quebrar os códigos alemães, como o método da bomba eletromecânica: uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para máquina Enigma.

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, Turing trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, onde construiu o ACE: um dos primeiros projetos de um computador com um programa armazenado.

Questão Homossexual e Morte

Como atos homossexuais eram ilegais no Reino Unido na época, Turing foi processado em 1952. Como alternativa da prisão, ele aceitou tratamento com hormônios femininos e castração química.

Turing morreu em 7 de junho de 1954 com 41 anos devido a um aparente envenenamento por cianeto, apesar de sua mãe (e outros) terem considerado sua morte acidental.

Após um campanha de internet, em 10 de setembro de 2009 o primeiro-ministro britânico Gordon Brown fez um pedido de desculpas oficial em nome do governo britânico devido à forma pela qual Turing foi tratado após a guerra. Recebeu também, em 24 de dezembro de 2013, o perdão real da rainha Elizabeth II, da condenação por ser homossexual.

Filmes sobre Alan Turing

Parte da vida de Turing foi retratada no filme Breaking the Code, de 1996, com o ator Derek Jacobi no papel principal. Em 2014 foi a vez de The Imitation Game, interpretado por Benedict Cumberbatch, no qual é focado em Turing durante a Segunda Guerra mundial e o seu trabalho decisivo para a criação da Bomba Eletromecânica.

Abaixo temos o trailer do filme The Imitation Game:

Sair da versão mobile