Primeiros passos para entrar no mundo da programação

Por onde iniciar é uma dúvida comum entre todos os que desejam começar a programar, em especial aos que não acompanham a área da tecnologia da informação. As dúvidas variam desde a escolha da linguagem de programação que se deve iniciar até os métodos que se devem usar para dominar os conceitos básicos.

Motivação

Há muitos motivos que podem levá-lo a entrar no mundo da programação, vejamos alguns deles: Exercício da mente, criação de jogos, Solução de problemas, desenvolvimento mobile etc. Um exemplo de como a programação tem muitas utilidades é o caso de Sharon Standifird, uma mãe que criou um app para bloquear os filhos caso eles não atendessem o celular enquanto não estavam em casa.

02-300x289 Primeiros passos para entrar no mundo da programação

Imagens de ignore no more, o aplicativo desenvolvido por Sharon

Quando Sharon decidiu criar o app, não tinha nenhum conhecimento de programação, mas tinha uma forte aliada: A internet.

O inicio

03 Primeiros passos para entrar no mundo da programação

Você deve começar com algoritmos, que irá fazer você exercitar sua lógica de programação, é aqui onde tudo começa. Você sabia que existe uma linguagem de programação exclusiva pra isso? Esta linguagem é o Pascal, que foi desenvolvido com o propósito de auxiliar quem está começando a programar.

No mercado existem alguns compiladores de pascal famosos como o Dev Pascal e o pascalzinho que além de ser fácil de usar, trás um pacote de exemplos usando a linguagem, desde cálculos matemáticos até jogos simples com cerca de 900 linhas de código como Space Invaders.

Ferramentas

04 Primeiros passos para entrar no mundo da programação

Para a linguagem Pascal é possível achar diversas apostilas grátis na internet, além de tutoriais em vídeos e fóruns. Como é uma linguagem bem simples, é possível achar ajuda até de programadores de outras linguagens, mas lembre-se que você não tem que se tornar um especialista em Pascal, o foco aqui é dominar a lógica de programação, que você irá usar em todas as outras linguagens: Estruturas de decisão, decisões aninhadas, estruturas de repetição e vetores.

Após isso você já estará apto a conhecer o resto desse grande mundo da programação, e com o auxilio da internet poderá se aprofundar cada vez mais a fim de alcançar os resultados desejados. Lembre-se que atualizar-se e praticar constantemente são tarefas muito importantes para obter sucesso nesse ramo. Bem vindo ao mundo da programação.

Primeiros passos para entrar no mundo da programação
5 (100%) 1 vote
The following two tabs change content below.
3591949a3bcca6f5ccedc7cee529fc96?s=80&d=mm&r=g Primeiros passos para entrar no mundo da programação

Leonardo Furtado

3591949a3bcca6f5ccedc7cee529fc96?s=80&d=mm&r=g Primeiros passos para entrar no mundo da programação

Latest posts by Leonardo Furtado (see all)