A linguagem C e suas funções básicas

A linguagem C traz em sua biblioteca várias funções básicas que podem lhe auxiliar em suas tarefas. Neste artigo, veremos algumas dessas funções:

  • printf()
  • scanf()
  • getchar()

printf()

É uma função de I/O (entrada e saída) que permite escrever na tela uma mensagem.

A expressão de controle pode conter caracteres que serão exibidos na tela e os códigos de formatação que indicam o formato em que os argumentos deverão ser mostrados. Cada argumento deve ser separado por vírgula.

%c caractere simples \n nova linha
%d decimal \t tab
%e notação científica \b retrocesso
%f ponto flutuante \” aspas
%o octal \\ barra
%s cadeia de caracteres \f salta formulário
%u decimal sem sinal \0 nulo
%x hexadecimal

Exemplo:

Curiosidade: Na tabela ASCII existem 256 códigos de 0 a 255. Se imprimirmos em formato caractere um número maior que 255, será mostrado o resto da divisão do número por 256. Exemplo: Se o número 3393 for informado, será impresso “A”, porque o resto da divisão de 3393 por 256 é 65.

scanf()

A função scanf() também é uma função de I/O que é implementada em todos os compiladores C. Sendo complemento da função printf(), ela nos permite ler dados formatados da entrada padrão (teclado).

A lista de argumentos deve consistir nos endereços das variáveis. A linguagem C oferece um operador para tipos básicos, que é chamado de operador de endereço e é referenciado pelo símbolo “&”, que retorna o endereço do operando.

A memória do computador é dividida em bytes e são numerados de 0 até o limite da memória. Estas posições são denominadas endereços. Toda variável ocupa uma determinada localização na memória, e seu endereço é o primeiro byte ocupado por ela.

getchar()

Original da entrada de caractere dos sistemas baseados em UNIX, getchar() armazena a entrada até que tecla “enter” seja pressionada.

Existem várias funções para manipularmos char. Algumas são isalpha(), isupper(), islower(), isdigit(), isespace(), toupper() e tolower().

A linguagem C e suas funções básicas
5 (100%) 1 vote
The following two tabs change content below.
250375604b77e0f319307cd27a07b2b2?s=80&d=mm&r=g A linguagem C e suas funções básicas
Formado em Sistemas para Internet pela UNIBH. Apaixonado por linguagens de programação, música e café.