Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Baseado em Debian e visando reverter um déficit de inclusão digital, o Endless OS foi lançado em 2012 pela empresa Endless, fundada por Matt Dalio.

A motivação

Em pleno século XXI, é de se esperar que a maior parte do mundo esteja conectada a internet. Porém, por incrível que pareça, não é bem assim.

Em 2015, o Facebook realizou um estudo anual, no qual foi revelado que “apenas” 3,2 bilhões de pessoas estavam conectadas à internet e 4,1 bilhões de pessoas estavam offline.

Atualmente, segundo a União Internacional de Telecomunicações, 3,7 bilhões de pessoas no mundo ainda permanecem sem internet. De fato, o número diminuiu um pouco, mas ainda sim, esses dados são alarmantes.

A empresa Endless

A empresa Endless Computadores surgiu em 2012, fundada por Matt Dalio. No ramo de tecnologia, desenvolve soluções para ampliar a inclusão digital.

O Endless OS

Baseado em Debian, ele tem a interface GNOME modificada com um visual semelhante à de um smartphone, visando trazer um conforto e uma familiaridade ao usuário para facilitar o seu uso. A empresa está investindo muito em publicidade, ajudando a despertar o interesse do mundo Linux nas pessoas.

01 Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Ele tem a interface GNOME modificada com um visual semelhante à de um smartphone, visando trazer um conforto e uma familiaridade ao usuário para facilitar o seu uso.

Sua central de programas conta com mais de 100 “aplicativos” que, após instalados, podem ser utilizados normalmente mesmo sem estar conectado. Infelizmente, para alguns usuários não é possível instalar softwares que não estejam na central de aplicativos. Isso se deve ao fato da distribuição usar a tecnologia Flatpak.

02 Endless OS: Inclusão Digital com Linux

A loja de aplicativos do sistema

A distribuição é uma das primeiras a usar completamente a tecnologia Flatpak. Para quem não sabe, as distribuições têm pacotes nativos e padrões como por exemplo “.deb” e “.rpm”. Porém, visando facilitar a instalação e evitar a quebra de pacotes, o Flatpak ou antigo xdg-app é um sistema de empacotamento de aplicações que permite instalar um programa e suas dependências de forma isolada do sistema, garantindo mais segurança e estabilidade ao usuário.

Custo benefício

O sistema é voltado principalmente para os mercados emergentes onde a maior parte da população não tem acesso ao mundo virtual. Além disso, a Endless conta também com hardwares de excelente custo-benefício, almejando conquistar esse mercado consumidor, porém com os impostos brasileiros, eles apresentam um alto custo por aqui.

03-300x225 Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Endless Mini à esquerda e Endless One à direita, fonte: endlessm.com

Versões do sistema

O Endless OS está disponível para ser baixado gratuitamente em duas versões: Básica e Completa.

Versão básica

Recomendado para pessoas com acesso constante à internet e que podem baixar conteúdos educacionais e outros aplicativos.

Nesta versão, é incluído: Aplicativos de desktop básicos como Chromium, LibreOffice, leitor de áudio, gerenciador de e-mail e o GIMP (editor de fotos).

Suporta os idiomas português, espanhol, inglês, francês, chinês e árabe, entre outros.

Versão Completa

Recomendado para pessoas com acesso restrito à internet.

Inclui um ecossistema com mais de 100 aplicativos já pré-instalados, que ficam acessíveis off-line. Além dos aplicativos da versão básica, há outros programas com informações sobre saúde, educação, negócios, entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infantojuvenil, jogos e apps que ensinam a programar, entre outros.

Suporta os idiomas português brasileiro, espanhol e inglês.

Download

Dentre as novidades do Endless 3.0, está a simplificação do processo de download. O Endless OS está disponível para ser baixado gratuitamente na internet, pelo link abaixo:

Free Download

Instalação do Endless OS

Em sua versão atual, o sistema conta com o recurso de dual boot, podendo ser instalado em conjunto com Windows. Infelizmente, o recurso de dual boot não está disponível para Mac ou outra distribuição Linux. A instalação é realizada através de um gerenciador de instalação que também permite a criação de um pendrive “bootável”.

04 Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Gerenciador de Dual Boot do Endless OS

Aqueles que instalaram o sistema em dual boot podem desinstalá-lo facilmente, acessando a pasta criada pelo gerenciador de instalação e clicando no executável “endless-uninstaller”, ele apagará a pasta referente ao Endless. A pasta se encontra na partição em que está instalada o Windows.

05 Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Desinstalando o Endless OS em dual boot

Falta de aplicativos

De fato há um grande potencial no sistema, porém peca na falta de aplicativos compatibilizados, justificada pela busca de segurança e estabilidade. Enfim, é um sistema destinado para qualquer pessoa, mas principalmente, em seu atual estado, para pessoas com necessidades básicas. Usuários, que necessitam de programas que não estão disponíveis na central de programas, devem verificar se o aplicativo desejado está compatibilizado pelo Flatpak e instalá-lo manualmente através de seu repositório pelo terminal.

 

Para saber mais sobre esse admirável sistema: https://endlessm.com/pt-br/

Endless OS: Inclusão Digital com Linux
5 (100%) 2 votes
The following two tabs change content below.
fc387eac905f1697e7cf9ffd827fe7ae?s=80&d=mm&r=g Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Snevow (C. C. White)

Garoto tímido, admirador da tecnologia, gosta de se aventurar pelo mundo digital à procura de algo diferente e que possa despertar sua curiosidade.
fc387eac905f1697e7cf9ffd827fe7ae?s=80&d=mm&r=g Endless OS: Inclusão Digital com Linux

Latest posts by Snevow (C. C. White) (see all)