Moedas Virtuais: Uma tendência crescente?

Com o advento da globalização, as transações comerciais foram adaptadas e favorecidas com os meios de comunicação, principalmente a internet. Atualmente, as moedas virtuais têm conseguido seu espaço com sua crescente popularização.

A moeda virtual com maior relevância no mercado atualmente é a bitcoin. Até o momento da elaboração deste artigo, 1 bitcoin equivale a $999 e R$3554,00 aproximadamente.

O que é bitcoin?

É uma moeda virtual, mais precisamente uma cripto-moeda, ou seja, utiliza de criptografia para controlar transações, ao invés de uma autoridade central, ou seja, sem intermediários.

Esse software é um projeto open-source, sendo assim, desenvolvedores do mundo podem rever o código e criar sua própria versão do software. De uma forma geral, pode ser vista, também, como uma rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto), onde os usuários é que gerenciam o sistema.

Como eu entro no mundo dos bitcoins?

Para obter bitcoins, antes, é necessário ter uma carteira bitcoin. Existem vários tipos de carteiras bitcoin. Dentre os quais se destacam: On-line, Desktop, Móveis (Celular), Hardware e Papel.

O tipo de carteira mais usado é a carteira online. Geralmente são gratuitas e de fácil uso. Elas oferecem um endereço que é usado para efetuar transações.

Você pode disponibilizar o bitcoin como meio de pagamento para suas vendas. Muitas lojas físicas e onlines já estão optando por essa moeda, até marcas famosas como a Microsoft e Dell.

É possível realizar a compra e venda de bitcoins com real, através de determinados sites que realizam essa conversão.

No Brasil, mais de 150 estabelecimentos e profissionais estão aceitando a moeda virtual. Esse número pode ser relativamente pequeno, porém está expandindo. Isso se deve à cursos que incentivam a adoção da criptomoeda.

bitcoin-2007912_12801 Moedas Virtuais: Uma tendência crescente?

A tal da mineração…

A mineração de bitcoins é um processo que se dá através do processamento e confirmação de transações que são acrescentadas à block chain, que é um sistema de registros que garante a segurança das operações realizadas. São realizados cálculos demorados, como forma de segurança e devido a criptografia.

Quando finalmente os resultados se confirmam, a operação é adicionada ao sistema de registros. Isso requer um hardware com grande capacidade de processamento e horas dedicadas. Os mineradores ganham uma comissão por essa contribuição.

Existem outras moedas?

Sim, existem outras moedas virtuais como LiteCoin, DogeCoin, Ethereum e entre muitas outras que surgem ou desaparecem, por causa por causa da volatilidade do mercado. Porém damos ênfase a bitcoin, por ser a mais popular e apresentar um alto valor.

Recente crescimento

Em 2015, a moeda bitcoin teve um grande desempenho, apresentando grandes taxas de crescimento que superaram moedas como o euro e o dólar. O rendimento do Ibovespa naquele ano foi de 13,31%. O dólar tinha uma valorização de aproximadamente 47% e o euro de 31,71%.

Desde 31 de dezembro de 2014 até 12 de dezembro de 2016, acumulou uma alta de aproximadamente 200% de valorização. A moeda começou 2017, valendo mais de 1000 dólares, alcançando, assim, esse valor pela primeira vez, em três anos.

As pessoas geralmente optam pelo bitcoin por querer fugir dos impostos nacionais, dessa forma conseguem investir melhor seu dinheiro. A sua segurança, praticidade e rapidez em transações também são fatores atrativos para os olhos do público.

Curiosidades

  • O termo bit não se refere à byte, como alguns imaginam e sim à BitTorrent, uma rede de compartilhamento ponto a ponto (P2P).
  • A origem dessa moeda virtual é atribuída à Satoshi Nakamoto, um pseudônimo. A verdadeira identidade do criador da bitcoin ainda é um mistério.

Mais informações

Esse artigo, embora tenha muitos caracteres, pode não ser o suficiente para te convencer a investir ou não em moedas virtuais. Porém, para mais informações sobre o bitcoin acesse: https://bitcoin.org/pt_BR/

Moedas Virtuais: Uma tendência crescente?
3 (60%) 2 votes
The following two tabs change content below.
fc387eac905f1697e7cf9ffd827fe7ae?s=80&d=mm&r=g Moedas Virtuais: Uma tendência crescente?

Snevow (C. C. White)

Garoto tímido, admirador da tecnologia, gosta de se aventurar pelo mundo digital à procura de algo diferente e que possa despertar sua curiosidade.
fc387eac905f1697e7cf9ffd827fe7ae?s=80&d=mm&r=g Moedas Virtuais: Uma tendência crescente?

Latest posts by Snevow (C. C. White) (see all)