Apple Lisa: A revolução dos computadores por um preço alto

Lançado em 19 de janeiro de 1983, o Apple Lisa foi um computador pessoal que revolucionou sua época, trazendo uma interface inspirada nas estações de trabalho Xerox.

Com seu projeto começando em 1978, o Apple Lisa era um computador poderoso com o objetivo de facilitar o uso dos computadores. Steve Jobs participou de seu desenvolvimento até o ano de 1982, quando foi forçado a abandoná-lo para trabalhar no projeto Macintosh.

O nome Lisa

A origem do nome Lisa veio do nome da primeira filha de Steve Jobs. Um acrônimo foi inventado mais tarde para justificar o nome escolhido: Local Integrated Software Architecture.

Hardware

apple1_00-300x225 Apple Lisa: A revolução dos computadores por um preço alto

Possuía um microprocessador Motorola 68000 a 5MHz, 1 MB de memória RAM, memória virtual, HD de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25″ de 871 KB. Seu sistema operacional era o Lisa OS que já era multitarefa não-preemptivo (cooperativo), uma função extremamente avançada para a época.

A revolução e o fracasso

Mesmo sendo um computador revolucionário para a sua época, comercialmente o Lisa foi um fracasso para a Apple. Seu preço de varejo era de US$ 9.995 em seu lançamento, sendo que uma grande parte do seu preço pode ser atribuída ao seu excesso de memória para a época, onde 96 KB de RAM eram considerados uma extravagância. Para termos ideia, em 1990 (7 anos depois) ainda se vendiam computadores com menos memória que o Lisa.

O Lisa chamou muita atenção graças à sua interface, que utilizava ícones, janelas sobrepostas e menus pull-down para simplificar tarefas que eram feitas através de comandos de texto em um terminal.

Há lendas do mundo da informática que contam que a Apple mantém um número significativo de Lisas não vendidos em um estoque em Utah.

Nos dias de hoje, os Lisas viraram itens de colecionadores que estão dispostos a pagar milhares de euros.

Bônus

Veja uma demonstração do Lisa que encontramos no YouTube:

Apple Lisa: A revolução dos computadores por um preço alto
O que você achou do post?
The following two tabs change content below.
250375604b77e0f319307cd27a07b2b2?s=80&d=mm&r=g Apple Lisa: A revolução dos computadores por um preço alto
Formado em Sistemas para Internet pela UNIBH. Apaixonado por linguagens de programação, música e café.